quarta-feira, 24 de agosto de 2016

A Melhor Sopa de Lentilha da Vida!!!

Oi, tudo bem?

Se tem uma coisa que eu amo é receitinha que só suja uma panela, as famosas "One Pot Meals"! Dá uma pouco mais de trabalho na hora de cozinhar, mas depois pra limpar a bagunça e lavar a louça é rapidinho, né?
Um dos pratos que eu mais gosto de fazer e comer é Sopa de Lentilha e aqui em casa faz o maior sucesso!
Normalmente faço mais para o final da semana e assim aproveito para usar tudo o que sobrou na geladeira. Desde arroz e carne assada até aqueles legumes que precisam ser consumidos logo.
Me programo para começar a cozinhar 2 horas antes da hora de servir, porque a lentilha precisa de um tempinho a mais para cozinhar e no final ainda sobra tempo pra dar uma geral na cozinha e deixar a sopa amornar antes de servir.
Faço assim:
Em uma panela média a grande coloco a lentilha, cebola e alho picados e água até a metade da panela. Se você quiser, pode acrescentar um pedaço de charque, linguiça ou bacon, para temperar a sopa.
Enquanto a lentilha cozinha, vou preparando os demais ingredientes. E aí vai do gosto e da geladeira de cada um.



Aqui em casa tinha arroz cozido na geladeira e carne assada que eu desfiei. Além disso, gosto de colocar brócolis, cenoura, milho e tomate. Para que o caldo fique mais cremoso, costumo colocar uma batata pequena picada e/ou massa de sopa, tipo conchinha ou cabelo de anjo.
A lentilha leva em média uns 45 minutos para amolecer. Veja o ponto com o dedo ou experimente, só tome cuidado para não se queimar.
Depois que a lentilha está no ponto é hora de acrescentar os demais ingredientes:
Deixo sempre para acrescentar no final o que precisa de menos tempo de cozimento, como a massa, o arroz cozido e algum legume que pode ficar muito mole, se cozido por muito tempo, como o brócolis. O tomate costumo acrescentar neste momento, porque ele dá um sabor muito especial à sopa.
Ah! E não se esqueça de provar e acertar o sal. Este é o momento ideal!
Quando você perceber que a batata e a cenoura estão no ponto, acrescente o restante dos ingredientes e finalize.
Para dar um toque a mais, gosto de picar ovos cozidos e misturar à sopa já pronta. 
E voilá! A Sopa de Lentilha está pronta e uma delícia!

OBS.: Se você for congelar o que sobrar da sopa (se sobrar!), eu não recomendo colocar ovo cozido, porque, depois de congelado, ele fica com um textura estranha!

Espero que tenham gostado e se você fizer a sopa, me conta nos comentários como ficou! 

Um beijo e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário